quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CAMINHANDO COM AS BESTAS

                        caminhando com as bestas

 Ola pessoal agora eu vou falar do documentário caminhando com as bestas.

 “Walking with Beast” (Em português: Caminhando com as Bestas/Feras. Em Portugal editado com o nome “O Tempo das Feras”) é um documentário de 2001 produzido pela BBC no Reino Unido, narrado por Kenneth Branagh. Na América do Norte foi editado com o nome “Walking with Prehistoric Beasts”, e a sua transmissão no Discovery Channel foi narrada por Stockard Channing. Em Portugal é narrada por Eduardo Rêgo e foi transmitida pela primeira vez na SIC. Tal como o seu antecessor, “Walking with Dinosaurs”, que recria a vida no Mesozóico, usando uma combinação de imagens geradas por computador e modelos animatrónicos, este foca-se na vida do Cenozóico.

Este documentário mostra entre, outras coisas, algumas fases da evolução das baleias, do cavalo, do elefante e dos seres humanos.
O primeiro episódio retrata o mundo quente e tropical do Eoceno, 16 milhões de anos após a extinção dos dinossaurosAves carnívoras gigantes como o Gastornis, são os seres dominantes neste novo mundo, enquanto isso os mamíferos são ainda muito pequenos. Perto está um lago que possui nas suas profundezas uma enorme quantidade de dióxido de carbono aprisionado proveniente da actividade vulcânica da zona. Libertações em massa de dióxido de carbono provocadas pelas actividades sísmicas e/ou vulcânicas, capazes de perturbar o lago, são o maior potencial de perigo nesta floresta.
O episódio narra um dia na vida de uma família de Leptictidium. O Leptictidium é um mamífero pequeno semelhante a uma mistura entre um canguru e um musaranho. Enquanto a família busca por alimento, uma fêmea Gastornis persegue e mata com sucesso um Propalaeotherium e defende seu território de outro Gastornis que é atraído pela matança. Infelizmente, enquanto oGastornis está ocupado a caçar deixa o seu ninho ao abandono e à mercê de uma horda de Formicium giganteum que também na sua busca por alimento matam a cria de Gastornis que acabara de eclodir. Nas margens do rio está o Ambulocetus, ou a “baleia que caminha", está à espera de uma alguma presa incauta que venha beber ao rio. Embora pareça um crocodilo é pois um ancestral semi-aquático dos cetáceos, o narrador explica que é a partir do Ambulocetus, que todas as baleias acabaram por evoluir. Ele tenta atacar a fêmea Leptictidium e umPropalaeotherium, mas falha. Ele finalmente consegue capturar um pequeno carnívoro, no escuro da noite.

Quando a noite chega, começam os bandos nocturnos de primatas do género Godinotia a socializar. O episódio termina com um sismo que provoca uma enorme libertação de dióxido de carbono a partir do lago, sufocando a maioria dos animais que vivem nas suas margens, mas a família de Leptictidium são uns dos sortudos dos sobreviventes ao contrário do Ambulocetus. veja  abaixo alguns animais eocenos mostrados no documentario e o primeiro episodio da serie :














Nenhum comentário:

Postar um comentário